sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

sem título.

Tanta história carrega a xícara de café à boca.  

- você sabe? Eu pude ler celso furtado.

cada um Tem seu  jeito de começar o dia. E é um poder começar com pão, torrada, passar manteiga na bolacha, café fresquinho, papear.

Eu pergunto:

- você quer?

Todos querem.

- Não dá. E você sabe disso. Não posso me atrasar.

- Eu te levo.

Nem todos estão privilegiados. Eu sinto, eu preciso, eu quero, eu como?, posso falar sobre classes?   

o que eu vejo?, o que você vê?, o que queremos ver?, e fazer?, o que nos servem?, odiário em transmissão ao vivo não passa em qualquer restaurante, já percebeu?

que mais um negro, morto

mais um
mais um
mais um

mais um pobre ou negro, morto

mais um
mais um
mais um

mais um jovem, morto

mais um
mais um
mais um

qual é o crime mesmo?

cento e onze mortos cento e onze tiros sento e, meu deus!, o que está acontecendo?

- rádio patrulha, na escuta? a casa está em ordem?

walk talk e mais aquela prancheta de anotações.

(   ) sim. ou (   ) não.

- América!, quem vai nos ajudar?

É a pergunta que encerra a programação e, corta! mais um dia, – graças a deus! Enquanto isso propaganda, margarina e, panelas, programação de culinária até a meia noite.

E quem não conseguir fechar os olhos, deitar e dormir, em caso de insônia, programação da madrugada é filme do Brucili




quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Roteiro, câmera, ação

Roteiro, câmera, ação – do homem sem moedas  doismil e dezesseis por edu. filho


início.


cena um – 

o personagem – pés descalços, calça branca, sem camisa. entra à esquerda do posicionamento de câmera – caminha. movimento um. e interrompe o movimento no ponto do posicionamento de câmera – para. e segue o movimento dois. um giro. noventa graus à direita do e pelo personagem (frente à câmera). primeira relação / relação um. personagem câmera. personagem: posicionamento: cócoras.


cenário ambientação independem descrição / modelo – ficam a critério da direção.


corte. sem interromper a gravação. modo tela preta.     


organização de elementos – retirada – personagem. posicionamento – caneca.


cena dois – 

luz câmera caneca (azul) – elemento um. relação dois. somente imagem.


corte. idem.


organização de elementos – caneca moedas


cena três – 

somente o som. modo tela preta. relação som um. caneca moedas câmera (áudio). 


corte. idem.


organização de elementos – retirada – elementos cena três. posicionamento – madeira de corte faca carne saco plástico.


cena quatro – 


luz câmera apresentação: madeira de corte faca carne saco plástico. elementos dois. relação três. somente imagem. 


corte. idem.


cena cinco – 

somente som. modo tela preta. relação som dois. câmera (áudio).  corte da carne dividida em duas partes. uma, embalada.  


corte. idem.


organização de elementos – retirada – elementos cena cinco. Posicionamento – punhado de carne embalado.


cena seis –  

elemento três. somente imagem. relação quatro câmera – apresentação – punhado de carne (embalado). 


corte. idem.


organização de elementos – retirada do embalado. entrada e posicionamento da personagem.


cena sete - 

relação cinco câmera personagem. posicionamento: cócoras – sem movimento. somente imagem. 


corte. idem. 


organização de elementos – retirada – personagem. posicionamento – panela colher de madeira punhado de sal garrafa pet personagem 


cena oito – 

elemento quatro. imagem. apresentação. relação seis. panela (tamanho médio preta sem tampa) colher madeira (deitada sobre a panela) punhado de sal (posto ao chão. ao lado da panela) garrafa pet (com óleo de cozinha) personagem posicionamento: cócoras câmera. 


corte. idem.


cena nove – 

somente som. modo tela preta. relação som três. movimento dos elementos (cena oito) câmera (áudio).


organização de elementos – retirada – elementos cena nove (fica a personagem).


cena dez –

personagem. cócoras. ergue frente à câmera. e movimenta noventa graus à sua esquerda – saída. relação sete câmera personagem – caminha até sumir de cena. ultima relação (na mesma cena) relação oito espaço vazio câmera.   


corte. idem – poucos segundos.


Tudo no tempo de mais / menos três minutos. 


fim.


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

v-e-r , d-e a-ma-r-e-l-o

v-e-r , d-e  a-ma-r-e-l-o e outras tambémEm obras - de arteiros


além da cor é poesia. na cidade. um dia o velho, virá, o novo mesmo reconfigurar
o sempre há gradeço quando saio, eu mesmo vejo
há proveito.

- trazer: pão alface, de carne, peixe.
- quer mais nada?
- goiaba biscoito, ou!, bolacha café e, ah!, traz leite.  
- acabou?
- para não faltar.

aos dentes mastigar alho frito na manteiga, cheiro, na madeira na faca nos dedos de lamber os beiços. 

voltei. mesmo. na escrita palavra e vida

- trouxe: álcool detergente e papel higiênico também, pode precisar.
- não tinha?
- para não ficar sem.

comer. na noite dos dias de feira. a quarta a quinta ou a sexta vez alguma coisa, tem, aqui, para acontecer.

- corre. – na janela.
- que foi?
- vê.

já tão de tinta nos monumentos. valeu, s.p.

edu. filho – doismil e dezesseis